Ferreira, João Carlos Peixoto2025-03-132025-03-132024https://repositorio.umc.br/handle/123456789/210O objetivo deste estudo é investigar estratégias eficazes de acolhimento para estudantes universitários com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e avaliar o nível de conhecimento dos professores universitários sobre o transtorno. Primeiramente, realizou-se uma revisão sistemática da literatura para identificar acomodações, intervenções e modificações pedagógicas em sala de aula para estudantes universitários com TDAH. Foram identificados 1.441 artigos nas bases de dados PubMed, Embase, Web of Science, BVS, Scopus, ERIC e Base Search, dos quais 19 artigos foram selecionados após a aplicação de critérios de exclusão. Os achados sugerem que acomodações comuns, como tempo estendido para avaliações e a aplicação de avaliações em salas separadas, embora benéficas, não atendem completamente às necessidades dos estudantes com TDAH. Estratégias promissoras incluem o uso do Design Universal para Aprendizagem (DUA) para abordar os pontos fortes dos estudantes, prazos flexíveis para entrega de trabalhos, treinamento em estratégias de realização de avaliações, simulados e permissão para acesso e/ou gravação de aulas, destacando a importância de abordagens personalizadas. Em seguida, utilizou-se a Escala de Conhecimento do Transtorno de Déficit de Atenção (KADDS-BR) para avaliar o conhecimento de 174 professores do ensino superior sobre o transtorno. Os resultados revelaram um baixo nível de conhecimento entre os professores universitários, com uma taxa de acertos de 37,53%, equívocos de 12,58% e lacunas de 49,89%, indicando a necessidade de maior formação docente nessa área. Por último, desenvolveu-se o guia "TDAHuni: Guia para Professores do Ensino Superior com Estratégias de Acolhimento para Estudantes Universitários com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade", composto por 38 páginas. O guia inclui diretrizes práticas baseadas em evidências científicas para a inclusão e apoio adequado de estudantes com TDAH, contendo informações sobre o transtorno, sugestões práticas para aplicação em sala de aula, além de recursos adicionais e ferramentas de apoio. Conclui-se que o guia, fundamentado em evidências científicas, constitui um recurso valioso para os professores universitários, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e eficiente.ptTranstorno do Déficit de Atenção com HiperatividadeTDAHInclusão escolarProfessor universitárioTDAHuni: Guia para Professores do Ensino Superior com Estratégias de Acolhimento para Estudantes Universitários com Transtorno do Déficit de Atenção com HiperatividadeThesis