Leal, Fernanda Borges Aloe2024-03-252024-03-252023LEAL, Fernanda Borges Aloe. Jogo computadorizado para treinamento de estudantes de enfermagem dos sinais de dor em neonatos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde) - Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2023.https://repositorio.umc.br/handle/123456789/39A dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano tecidual real ou potencial. A gestão da dor é considerada uma parte essencial dos cuidados e, portanto, o quinto sinal vital, desta forma é importante realçar a sua importância e sensibilizar os profissionais de saúde para uma gestão eficaz da mesma. Os jogos ou games são utilizados atualmente como uma estratégia de ensino para motivar os alunos a aprender. Acredita-se que o uso da gamificação no ensino de enfermagem pode proporcionar um aprendizado de qualidade, estimulando habilidades de pensamento crítico em um ambiente positivo e livre de estresse. Assim o objetivo desse estudo é desenvolver um jogo computadorizado para treinamento de estudantes de enfermagem dos sinais de dor em neonatos pré-termo, termo e pós termo. O jogo foi desenvolvido utilizando o modelo de tarefa go/nogo, que é considerado um modelo para análise do processamento de respostas inibitórias, exigindo que os participantes implementem suas respostas a um estímulo positivo ou negativo indicativo de quadro álgico neonatal. O jogo gera um ambiente virtual capaz de testar a velocidade de detecção de sintomas incômodos em bebês. Para tanto, foi criado um jogo denominado “SpeedClinic”. O jogo foi feito usando o programa Unity 3D, para ser executado em computadores com o sistema operacional Windows. Foram selecionadas 10 imagens que remetem a neonatos com dor e 10 imagens que remetem a neonatos sem dor. De forma aleatória é apresentado ao jogador uma série de imagens e ele deverá detectar quais imagens representam sinais de dor no bebê e pressionar o botão "espaço". Se a imagem exibida representar um sintoma e o jogador pressionar o botão, o mesmo ganha 1 ponto. Se a imagem mostrada não representar um sintoma e pressionar o botão, ele não receberá pontos. Para avaliar a usabilidade do produto final deste estudo, foram consultadas opiniões de 5 especialistas da área de enfermagem, onde para isso os mesmos responderam ao questionário System Usability Scale. Para a análise dos resultados, as variáveis numéricas foram expressas por meio de média e desvio padrão, e as variáveis categóricas, expressas em frequência absoluta e relativa. O jogo desenvolvido consiste em um conjunto de testes em que o jogador decide quantas imagens representativas da dor deseja, o tempo em segundos para reconhecer sinais de dor, a quantidade de testes a serem realizados e o período de descanso entre um teste e outro. Em relação a avaliação dos especialistas 100% classificaram com “melhor imaginável” com a média de escore de 100 pontos. O jogo foi desenvolvido para treinar estudantes de enfermagem a detectar sinais de dor em bebês, sendo a dor o quinto sinal vital por muitas vezes não reconhecida ou interpretada de forma equivocada, esta ferramenta de estudo torna-se preponderante na vida acadêmica do estudante para que o mesmo de forma lúdica e descontraída absorva conteúdos importantes e consiga identificar prontamente os sinais álgicos e consiga realizar ações de enfermagem específicas para este fim.ptRecém-nascidoDorEstudantes de enfermagemEnfermagem NeonatalManejo da dorJogosJogo computadorizado para treinamento de estudantes de enfermagem dos sinais de dor em neonatosThesis