Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Públicas
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Browsing Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Públicas by Author "Bezerra, Angélica Lucas"
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Item Formação continuada de educadores para o envolvimento sustentável local: o caso da escola ambiental de Mogi das Cruzes, SP(Universidade de Mogi das Cruzes, 2024) Bezerra, Angélica LucasA Escola Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, criada pelas Leis Municipais n.º 5.234/2001 e n.º 5.889/2006, é um centro de Educação Ambiental com ações alinhadas à luz da Lei Federal n.º 9.795/1999, que estabelece a integração da Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Este trabalho analisou as práticas formativas de Educação Ambiental para educadores promovidas pela Escola Ambiental, com enfoque crítico, contextualizado e permanente. Participaram da primeira etapa da pesquisa 22 educadores que responderam a um questionário dividido em três partes: I - Características dos educadores e suas escolas; II - Compreensão dos objetivos da Educação Ambiental; III - Fatores que impulsionam a Educação Ambiental para o envolvimento sustentável local. Os dados indicam que a práxis dos educadores atende parcialmente aos princípios de criticidade, contextualização e permanência da Educação Ambiental, especialmente em relação aos ambientes naturais de Mogi das Cruzes, à Agenda 2030 e às questões climáticas. Em relação às ações e projetos dos educadores em Educação Ambiental, os conhecimentos adquiridos nos cursos em que participaram reverberam tanto no ambiente escolar quanto na sua vida pessoal. Analisaram-se ainda os portfólios de 6 educadores que frequentaram os cursos: horticultura escolar; meu ambiente e território natural na escola, para identificar quais foram as ações na práxis do educador para o envolvimento sustentável local, por meio da análise de Bardin. O resultado revela que há ações realizadas pelos educadores sobre ecologia (biodiversidade local), revitalização dos espaços abertos, cultivo de espécies de árvores nativas e vivências ao ar livre. A respeito da última etapa da pesquisa sobre a práxis dos educadores para intervenções ambientais na escola, foi utilizada a técnica de mapa falante por meio da participação ativa dos estudantes A técnica foi aplicada pelos educadores em duas turmas de escolas distintas. Os dados indicam que os estudantes de 3 a 4 anos preferem melhorias urbanizadas para o quintal da escola, enquanto os de 4 a 6 anos mostram maior interesse por elementos naturais, sugerindo que os estudantes mais velhos têm maior exposição a ambientes naturais no dia-a-dia. Os mapas falantes foram publicados na 12ª edição da Revista Digital Minuto Natureza da Secretaria de Educação e divulgados por meio eletrônico em 211 escolas e 1490 educadores da rede municipal.