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Browsing by Author "Gunji, Bruno Toshio Gomes"

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    Desenvolvimento de sistema responsivo com imersão em ambiente virtual integrado em plataforma de força biaxial para treinamento de equilíbrio
    (Universidade de Mogi das Cruzes, 2023) Gunji, Bruno Toshio Gomes
    O equilíbrio é uma habilidade essencial para o funcionamento motor, causando uma maior sensação de segurança aos seres humanos e sendo indispensável para estabilidade durante a movimentação. A orientação postural fornece estímulos responsáveis pelas sensações de movimento que auxiliam a orientação sobre o ambiente. A redução de equilíbrio favorece o aumento de quedas que podem proporcionar algum tipo de lesão, sendo que, condições mais graves podem ocasionar enfermidades além de várias outras complicações. Atualmente, umas das estratégias para a manutenção do equilíbrio é a de treinamento multissensoriais, que consiste em series de exercícios com equipamento sensorizado de métricas estáticas e dinâmicas, auxiliando assim em uma melhora do equilíbrio. Um dos equipamentos utilizados é a plataforma de força que mede a flutuação do Centro de Massa (COM) e de Pressão (COP). Sendo assim, o objetivo do projeto foi desenvolver um jogo que controle e interaja em uma plataforma bipodal com rotação biaxial para auxiliar no treinamento de equilíbrio. O jogo foi desenvolvido utilizando o motor gráfico Unity, modelos 3D realizados no Blender além de utilizar uma plataforma de força bipodal com rotação biaxial desenvolvida no Laboratório de Ambientes Virtuais e Tecnologia Assistiva (LAVITA) na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O jogo se baseia em uma corrida contra o tempo em uma descida de uma montanha, onde há obstáculos a ser evitados e pontos que ao ser ultrapassado a inclinação da plataforma de força é alterada, ocasionando com que usuário desloque o COM e COP e readéque seu equilíbrio em meio a mudanças das inclinações. Por fim foi realizado testes de funcionalidades de caixa preta, caixa branca, testes baseado em erros e falhas, projeto de casos de teste e teste de unidades para verificar as funcionalidades do software.

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