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Browsing Dissertações by Subject "Educação Ambiental"
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Item Educação ambiental das escolas brasileiras: da teoria a prática(Universidade de Mogi das Cruzes, 2024) COSTA, Rafael de AugustoO presente trabalho teve como objetivo analisar as ações de educação ambiental nas escolas brasileiras, com foco nas atividades práticas realizadas em uma escola privada de Mogi das Cruzes/SP. A pesquisa foi estruturada em quatro capítulos, cada um abordando aspectos complementares. O primeiro capítulo apresentou uma revisão histórica e documental, destacando os marcos legais e as políticas públicas que fundamentaram a educação ambiental no Brasil, como a Lei n° 9.795/1999 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Identificaram-se avanços normativos importantes, mas também lacunas que limitam a transversalidade e a efetivação da educação ambiental nas escolas. O segundo capítulo analisou o cenário das práticas de educação ambiental nas escolas brasileiras, com ênfase na integração dessas atividades ao currículo escolar. Foi dada atenção às dificuldades enfrentadas pelas instituições, como a falta de recursos e a insuficiência de formação docente, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas que combinem teoria e prática de forma interdisciplinar. O terceiro capítulo propôs uma sequência didática interdisciplinar para a educação ambiental, com base nas atividades realizadas no Núcleo Agroambiental do Colégio Santa Mônica. A proposta incluiu atividades como manejo de hortas, trilhas ecológicas e projetos de reciclagem, com o objetivo de promover a conscientização e o engajamento dos alunos em questões ambientais. O quarto capítulo apresentou um relato de caso sobre as atividades práticas desenvolvidas no Núcleo Agroambiental do Colégio Santa Mônica, detalhando projetos como o meliponário, hortas escolares e trilhas ecológicas. A análise evidenciou o impacto dessas ações na formação de atitudes sustentáveis e no fortalecimento do vínculo dos estudantes com a preservação ambiental. Os resultados demonstram a importância da educação ambiental como componente essencial do currículo escolar, destacando a necessidade de políticas públicas robustas, formação continuada de professores e incentivo a práticas pedagógicas que integrem teoria e vivências concretas. Este trabalho reforça o papel transformador da educação ambiental na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.Item Representações sociais de moradores sobre o rio tietê: contribuições às políticas púbicas socioambientais(Universidade de Mogi das Cruzes, 2023) Mattos, Andressa de MouraO desenvolvimento urbano dos municípios que abrangem as bacias hidrográficas do Rio Tietê, especialmente na Região do Alto Tietê Cabeceiras tem sido acentuado nos últimos dez anos. Isso se reflete na diminuição das áreas permeáveis e qualidade das águas do Rio Tietê, devido às extensas construções e à acentuada interferência antrópica no meio ambiente. Nesta Região existem programas governamentais (p.e., Renasce Tietê) que visam à melhoria da qualidade do Rio Tietê, especialmente no município de Mogi das Cruzes. Mas, para que esses programas sejam efetivos, é necessário que a população entenda os motivos para se proteger o Rio e tenha sentimentos de pertencimento à localidade. Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar as Representações Sociais de moradores ao longo do Rio Tietê, visando dar subsídios para políticas públicas de melhoria do meio ambiente no entorno do Rio e saúde da população residente, usando os resultados para uma proposta de programas de educação ambiental. Temos como hipótese que os moradores ao longo do Rio Tietê possuem Representações Sociais diferentes e que estas variam de acordo com o local onde residem. Para se testar tal hipótese foi realizado um diagnóstico abordando questões socioambientais. O estudo é classificado como descritivo e exploratório, usando como sujeitos da pesquisa moradores da região que foram selecionados de acordo com as diferentes paisagens que o rio apresenta em suas margens. Estas paisagens foram divididas em cinco setores, que representam diferentes interferências antrópicas. No total foram entrevistados 30 participantes de cada setor selecionado do Rio. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário presencial, organizado em três seções (Características dos participantes, moradia e seu entorno; Conhecimento do morador sobre o Rio Tietê; e Conhecimento do morador sobre a relação entre saúde e meio ambiente saudável). Os dados foram analisados estatisticamente onde verificou-se diferenças significativas entre alguns setores, e a educação ambiental surge como uma das possíveis estratégias para o enfrentamento dos problemas culturais e sociais encontrados em cada setor. Com base nos resultados alcançados, foi proposto o programa intitulado "Tietê e Você: uma abordagem socioambiental", visando à preservação do Rio Tietê e à ampliação do entendimento sobre sua importância, valorização e do espaço físico em que está situado. A proposta também enfatiza a relevância da qualidade ambiental do rio e do meio ambiente circundante para a saúde da população, ao mesmo tempo que promove o conhecimento das leis e programas governamentais pertinentes.